sábado, 11 de maio de 2013
Ótimas dicas para você passar no vestibular
Oii gente, acho esse assunto (vestibular) muito importante e espero muito ajudar vocês, com minha experiência!!!
Hoje eu faço o curso de Medicina em uma faculdade federal e meu amor também, mas até chegarmos aqui, passamos por muitas situações diferentes e agora quero dar dicas pra você que quer passar no vestibular, então vamos lá??? =D
1) É muito importante fazer um bom ensino médio, isso inclui tanto escolher um ótimo colégio, quanto estudar bastaante em casa (principalmente). Quem não tem dinheiro para pagar o melhor colégio da cidade, não se preocupe, pois o que mais conta é o esforço do aluno! Porém, é bom ter em mente que desde o Primeiro ano do ensino médio, você deve estudar bastante, porque quando chegar a época do vestibular, bate o arrependimento de não ter estudado mais cedo. Serão 3 anos de renunciar de muitas coisas, mas vcs vão ganhar muito tempo na vida, pois passar jovem no vestibular, significa se formar cedo, ter um emprego cedo, ter dinheiro cedo, e aproveitar tudo mais cedo, então compensa, não é mesmo?
1) Vá além! Procure estudar coisas além do que aprendeu em sala de aula: xeroque os livros de um amigo que estude em um colégio melhor ou tão bom quanto o seu; pesquise na internet; estude em uma biblioteca pública, enfim, busque novas informações ou enriqueça aquelas que você já aprendeu. Por exemplo: eu estudava em uma cidade do interior, mas pedia resumos da minha amiga que estudava na capital.
2) Estude de um jeito divertido! Busque uma forma mais criativa de estudar, porque para o vestibular vc tem que saber de tudo e não só as matérias que gosta. O que fazer?
a) Resumos: Faça resumos da maioria das coisas que vc ler nas apostilas e livros. Dá trabalho e demora fazer resumos, mas é enorme o tempo que vc ganha na hora de estudar para as provas e principalmente para o vestibular. Faça resumos interessantes: eu fazia desenhos, colava mapas, colava figuras coloridas (por exemplo: ao estudar as organelas, colocava uma figura de célula com as organelas dentro). Imagina em 6 meses vc ter que ler todas as apostilas do ensino médio para o vestibular? Impossível!! Mas com resumos dá pra ler a maioria das coisas. Combine com um colega: Vc faz resumo de 10 capítulos e ele de mais 10. Tem gente que não gosta de fazer resumos. Então, escolha um método que além de ser mais divertido pra vc, te ajude no futuro, caso venha a fazer um cursinho, para que vc tenha um material próprio que te ajude a estudar tudo mais rápido.
b) Diagramas: Quando o assunto era muito grande e o tempo curto demais, eu fazia diagramas: vc escreve apenas palavras ou frases importantes e faz setinhas relacionando essas palavras entre si. É um resumo, mas não na forma de texto. Ex: Vírus --> cápsula proteica, material genético --> doenças virais --> AIDS, gripe, etc.
c) Palavras inéditas: eu colava na parede papeis com as palavras novas que eu aprendia (Ex: pteridófitas, gineceu, androceu, tolueno, aldeído, etc, sempre que dava, eu lia essas palavras e tentava lembrar seu significado), meu quarto era lotado de papeis, mas até hoje lembro de muitas palavras estranhas de tanto que eu lia elas.
d) Faça associações. Se tiver uma palavra, frase, qualquer coisa importante e vc tem que decorar, tente associar com outras coisas. (Ex: dinoflageladas ou algas fogo: eu associava um dinossauro soltando fogo pelo nariz).
3) Faça muitos exercícios para ter certeza de que está aprendendo. Resolva questões principalmente de matemática, física e química, pois os desafios seguem sempre um raciocínio, então se vc treinar bastante, vai conseguir resolver tudo muito mais rápido, pois vai se lembrar quais são os caminhos para chegar no resultado.
4) Dedique tempo aos seus pontos fracos. Aquelas matérias que vc tem dificuldade, tem que ter uma atenção especial. Tem que estudar mais essa matéria, fazer associações, e muuuuuuuuuuitos exercícios. Mesmo se vc não gostar da matéria, pelo menos vai saber resolver os desafios desse assunto. Eu tinha muita dificuldade em matemática (até na tabuada do 6, 7 e 8 kkk), mas de tanto treinar, acabei tirando uma boa nota em matemática no vestibular e meu ponto fraco se tornou forte nesse dia.
5) Procure correção. Não basta fazer os exercícios, tem que corrigí-los. Caso contrário, vc vai achar que suas respostas estão sempre certas, mesmo se não estiverem. Então, caso sua lista de exercícios não tenha gabarito, procure um professor para corrigir ou olhe os cadernos de outros colegas para discutirem as respostas.
6) Redação nota 10! Fazer uma boa redação é muuuuito importante. Se vc sabe escrever bem, vai se dar bem até na hora de elaborar uma resposta discursiva (questão aberta). Se a redação é seu ponto fraco, procure um professor particular e treine bastaaante, além disso busque se informar de assuntos atuais, pois quem tem um conhecimento geral, tem muitos argumentos para escrever na redação.
7) Mantenha-se atualizado. Reserve um tempo para o telejornal e fique informado do que está acontecendo no mundo. Existem vestibulares que cobram atualidades nas questões e a maioria cobra nas redações. Caso vc não tenha esse tempo, ou não goste de ver telejornais, procure essas informações em revistas, na internet (sites de notícias mundiais) ou compre o Guia do Estudante Atualidades (era o que eu fazia, já que eu não gostava de telejornais).
8) Treine vestibulares. É muito importante que vc treine, resolvendo as provas dos vestibulares das faculdades que vc quer prestar. É bom fazer isso a partir do segundo ano, quando já aprendeu bastante coisa. Simule: imprima uma prova de vestibular de interesse, escolha um lugar silencioso, sente em uma cadeira com mesa, avise a família para não te interromper nas próximas horas, marque seu relógio para despertar dentro de 4 horas (ou no tempo que a faculdade disponibiliza para resolução da prova) e comece. Faça exatamente como faria no dia do vestibular: não use calculadora, não pare de resolver suas questões, beba água na garrafinha, enfim... vc tem que simular tudo, até mesmo as dificuldades e cansaço de fazer uma prova extensa. Depois de acabar o prazo, vc já pode corrigir e ver seu desempenho. Faça isso várias vezes ( eu costumava fazer todo sábado). Assim, vc vai se acostumar com o tipo de prova, aprender novos estilos de questões, treinar sua resistência e sabedoria e ganhar muuuita confiança em si.
9) Estude, mas relaxe. Tenha um tempo para sentir paz. Faça o que gosta: faça exercício físico, namore, visite os amigos, saia para passear, fique no jardim olhando a natureza, durma, cochile, faça compras, dê uma voltinha de carro. Enfim, estude bastante, mas quando puder mudar a rotina, mude. A pressão é grande para os vestibulandos, então tudo o que te ajudar a diminuir essa pressão, faça! Mas cuidado! Baladas não são uma boa ideia, vc pode se divertir muito à noite, mas no outro dia estará mil vezes mais cansado e desanimado para continuar os estudos. Então, aconselho a evitar baladas e programas cansativos e preferir aquelas saidinhas gostosas, mas que não esgotam suas energias. Tenha limites: não fique horas na internet com a desculpa que é só pra distrair, vc pode entrar, conferir as novidades e responder os amigos, mas não fique o dia inteiro navegando só por diversão, lembre que seu tempo já é curto, então não o desperdice.
10) Aproxime-se de Deus! Para mim é o MAIS importante. Foi quando comecei a aprender mais sobre Deus, que tudo deu certo, tanto para mim, quanto para o meu namorado (ele também passou pra Medicina um pouco antes de mim). Procure seguir o que o papai do céu orienta, não basta ficar só pedindo para que tudo dê certo, lembre-se que no dia do vestibular, todo mundo vai estar rezando para passar, não seja só mais uma pessoa. Faça por merecer! Temos que ser pessoas boas e seguir Jesus, assim vamos merecer as bençãos de Deus, temos pelo menos que nos esforçar, por mais que não sejamos perfeitos, Deus é misericordioso. Além disso, aproximar de Deus nos traz muita paz e segurança de que nossa vitória virá e pensamento positivo é um ótimo estímulo para continuar lutando. Então, escute músicas gospel, veja palestras na internet do padre Fábio de Melo (não sou católica, mas esse padre não prega religião, ele dá muitos conselhos legais), leia a Bíblia, leia devocionais diários na internet, vá em missa ou cultos ou reze/ore em casa. Enfim, não importa a forma como você vai procurar a Deus, o que importa é querer conhecê-lo melhor. Abaixo colocarei links de sites muito legais para começar.
Bom galera, acho que é isso. Claro que existem muuuuuuuitas técnicas diferentes e cada pessoa se adapta melhor a um estilo de estudo, não é mesmo?
Tudo o que disse aqui, foi o que EU fiz, e eu sou daquelas que tem que estudar demais para lembrar das coisas. Se eu não me esforçar, não consigo aprender de verdade e lembrar facilmente das coisas, tenho que estudar direitinho. Acho que a maioria do povo é assim como eu. NÃO sou daquelas que vai na aula, chega em casa, vai se divertir e depois lembra incrivelmente de tudo (bem que eu queria hahaha). Então, quem é como eu, acho que essas dicas serão muuuito válidas, funcionaram para mim, pelo menos.
Quem tiver mais ideias legais, comenta aqui, que eu vou adorar saber.
E NUNCA esqueçam que não é fácil, e nem sempre as coisas vão sair do jeito que queremos, maaas no mundo de hoje, o mercado de trabalho é extremamente concorrido, então temos que ser ótimos estudantes e profissionais, e para isso, nada melhor que fazermos o que gostamos e sonhamos, então vale a pena lutar pelos seus objetivos!!!
Espero que eu tenha ajudado, de coração!!
Beijinhos, beijinhos e tchau tchau!
1 comentários:
Olá maraisa, bom eu estava navegando na internet, pesquisando sobre a disney até que descobri esse blog, dai estava olhando alguns tópicos até que por curiosidade cliquei nesse sobre o vestibular. Bom, meu nome é Douglas e tenho 16 anos estou no 2°grau E.M e nunca tive animo de estudar em casa, se quer eu abria os livros. Tudo isso mudou quando começei a ler essa parte '' Aproxime-se de Deus!'', eu nunca tinha pensado em agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de estudar em um colégio particular de qualidade, vendo suas fotos a alegria estampada no seu rosto, no dos seus familiares e amigos me fizeram refletir. Tipo eu quero fazer Engenharia Civil só que eu não estava fazendo nem por onde sabe, não prestava atenção nas aulas e pá ao menos se quer pensava em vestibular.Graças a seu texto hoje sou um aluno aplicado, estudo depois do colégio , vejo vídeos no YT de revisão e pego firme com Deus. Muito Obrigado mesmo Maraisa haha foi o acaso que me fez ler esse seu texto. Enfim .. Obrigado
Postar um comentário